Usuzukuri – o carpaccio japonês
O usuzukuri é bonito de ver, ou seja, a apresentação tem um factor importante na finalização do prato. É possível montar flores, dispor meias luas e os acompanhamentos que dão sabor ao prato também ajudam na estética (limão, mini agrião, cebolinha, pimenta biquinho, etc).
Vejam estas montagens lindas desde o restaurante Kinoshita, restaurantes do Japão e até muito cuidado e capricho caseiro:
Aqui fica uma versão feita com robalo.
Usuzukuri cítrico
- Robalo
- Raspas e suco de limão siciliano
- suco de laranja
- cebolinha
- flor de sal
- saque mirin
- shoyu
- gelo
Modo de preparo
Corte o robalo em fatias bem fininhas (incline bem a faca para conseguir estas fatias quase transparentes, apoie os dedos sobre o peixe e passe a faca em diagonal – cuidado para não se cortar!). Se o peixe estiver desmanchando muito no corte, coloque-o no freezer um pouquinho só para firmar e facilitar a operação.
Disponha as fatias no prato, de forma bem bonita. Faça uma flor alta, ou coloque uma do lado da outra começando pelo centro e indo até as bordas do prato escolhido ou então, numa versão mais moderna, coloque algumas fatias uma do lado da outra em diagonal num prato retangular, etc. Crie sua versão.
Coloque a flor de sal salpicada, as raspas de limão e a cebolinha picada sobre o peixe.
Numa vasilha coloque shoyu, suco de limão e laranja e o saque (a quantidade varia conforme o paladar) – depois adicione algumas pedras de gelo – eu gosto de suco de 1 limão, suco de meia laranja, 3 colheres de shoyu, 4 colheres de saquê e gelo.
Você pode regar este molho sobre o robalo ou colocar numa tigelinha para que cada um molhe a fatia no molho.
Uma outra versão – ao invés de usar raspas de limão siciliano, utilize o limão taiti cortado em fatias bem fininhas. Corte o limão ao meio, depois corte as fatias fazendo uma espécie de meia-lua, então torça estas fatias e coloque sobre cada fatia de peixe. O limão ajuda a passar o sabor para o peixe, e por estar fininho é comido junto com a fatia.
Sem comentários:
Enviar um comentário