domingo, 30 de dezembro de 2012

Kagami Mochi

Sempre às vésperas do Ano Novo, esta decoração está presente na fábrica onde trabalho.

É o Kagami Mochi.


Nesta postagem, sobre as comemorações do Ano Novo no Japão, comentei que o arquipélago inteiro fica lindo, incrivelmente decorado - principalmente com luzes - para o Natal, mas imediatamente no dia 26, todas as decorações em lojas e casas são retiradas.
Ficam apenas parques e pontos turísticos, cujas iluminações estendem-se até o início do mês de janeiro, alguns locais até o mês de março.

Ano Novo japonês é tradicional, sendo realizado há milhares de anos. Tudo é interessante, cultural, respeitoso, religioso, harmonioso.

Casa limpa, contas pagas, cartões de Ano Novo (Nengajo) enviados, eles se preparam para o Ano Novo, decorando casas e lojas.
As decorações mais comuns são o kadomatsu, shimekazari e kagami mochi.

Kadomatsu
A função é fornecer um lugar aos deuses do Ano Novo (Toshigami)

Shimekazari
São pendurados acima das portas, significando que o interior foi limpo ou purificado, espantando o mal. A corda (Shimenawa) e papel branco (Shide) são mais comuns em santuários.
Shimekazari são decorados com samambaias, Yuzuriha e outras plantas da sorte.

Mochihana
É também uma oferenda aos deuses. Feito de mochi branco e rosa.
Existe uma lenda que diz que foi criado por pessoas que moravam na região de neve.
Não encontrando flores frescas, usavam o mochi para simulá-las.
A imagem acima mostra um mochihana artificial, por se tratar de decoração em loja.

Existe uma data de início para essas decorações: 28 de dezembro.
Japoneses evitam os dias  29 e 31 de dezembro - pois consideram números ruins, amargos - e também à noite, por considerarem desrespeitosos para com os deuses.
Ficam até o dia 7 de janeiro e guardados até o dia do Dondoyaki.

Kagami Mochi


Kagami mochi são dois bolos de arroz (mochi) sobrepostos, laranja amarga japonesa (daidai) no topo  e uma folha da sorte.

Mochi é um alimento sagrado e por isso oferecido aos deuses.
Kagami significa espelho que, antigamente era redondo e, devido à semelhança no formato, foi dado o nome de Kagami Mochi. Existem várias teorias sobre a origem do nome.

Outras teorias existem também sobre o significado: os dois bolos de mochi sobrepostos simbolizam os 2 anos, o velho e o novo, o coração humano ou a lua e o sol. Os mochi empilhados indicam sucesso ou adição de mais um ano para sua vida.

O daidai ou laranja , significa "gerações" e simboliza fertilidade ou continuação da família; as folhas de samambaia representam o casal harmonioso; os itens da sorte, a felicidade.

 É comum encontrar kagami mochi em mercados, tem preços bem acessíveis, além da possibilidade de montar a seu critério, com peças vendidas separadamente

Nas casas, a maioria prefere deixar nos pequenos santuários.

É retirado no dia 11 de janeiro e saboreado com Oshiruko, uma sopa doce de feijão vermelho, com toda família, para trazer a renovação, otimismo e sorte.

Kagami Biraki, que significa abrir ou quebrar espelho, é o dia em que o kagami mochi é retirado e comido. É batido com martelo e não pode ser cortado com faca, pois significa cortar laços ou mau agouro.

Semelhante ritual é também uma festa tradicional no Kodokan, escola de artes marciais dojo.

Quebrar o espelho significa quebrar a imagem de nós mesmos no ano velho.

Kagami mochi é cercado de muitos significados simbólicos, bem como todos os objetos decorativos mostram o quanto as celebrações do Ano Novo japonês são especiais.


Retirado de VidasemVolta

Sem comentários:

Enviar um comentário