Há várias controvérsias sobre a verdadeira origem do sushi, mas a mais bem aceita é pelo fato de que os primeiros habitantes do arquipélago (há cerca de 8.000 anos atrás) usaram sem nenhum controle, boa parte de seu potencial energético (florestas, madeira), já que não existem outras fontes como carvão mineral, gás ou petróleo. Então, os peixes e outros frutos do maar passaram a ser consumidos in natura, acompanhados de shoyu (molho de soja), wasabe (raiz forte e que também é um bactericida natural), vegetais, arroz e mais recentemente, frutas.
No início, os peixes eram consumidos em fatias (sashimi) ou acompanhados de arroz (niguiri sushi), depois, como diz a história, na cidade de Tekka, existia uma espécie de jogo de cartas, que, quando os jogadores iam consumir o sushi, os mesmoa pediam para que se colocasse folhas de alga sobre o alimento para que não sujassem as mãos e o baralho, surgindo daí o maki sushi.
Sushi é o nome genérico para todos os pratos advindos do sushibar, e dentro deste setor temos quatro divisões:
Maki Sushi
Niguiri Sushi
Sashimi
Temaki Sushi
Existem ainda, pratos como o tirashi, que são montados, num recipiente próprio, o arroz no fundo e o peixe cobrindo todo o arroz.
São acompanhamentos quase obrigatórios, o gari (conserva de gengibre) e o sudako ou sunomono (pickles de pepino agridoce com polvo ou kani).
O modo mais correto de comer o sushi é com as mãos, com excepção do sashimi, que se utiliza os hashis.
Mas o uso destes pauzinhos popularizou-se de tal maneira no mundo, que praticamente é utilizado em todas as modalidades de sushi (com excepção do temaki sushi, que é consumido somente com as mãos).
Sem comentários:
Enviar um comentário