Para fazer um sushi delicioso é necessário um peixe de excelente qualidade e um arroz preparado adequadamente, caso contrário o sushi fica insosso, empapado na boca, um horror.
Depois de se comer comida japonesa em diversos lugares, aprende-se que nem todo sushi é igual só porque tem peixe sobre arroz ou uma rodinha de algas em volta. Com o tempo, aprende-se a distinguir a textura do peixe, a sua frescura, o lado do corte se foi feito adequadamente e se o arroz está bem temperado.
Temperado? Mas arroz japonês não é aquele sem tempero? Não exatamente o arroz para sushi tem um tempero especial para que possa compôr o sabor com o peixe. Vamos aprender a fazer esta receita.

O arroz deve ser cozido na quantidade de água conforme sua idade. Se o arroz for muito novo, contém mais umidade e precisa de menos água. O mais antigo precisará de mais água. Como não estamos tratando com os produtores diretamente, vamos utilizar uma receita básica para não ter erro:
3 xícaras de chá de arroz para sushi (grão curto), encontrado facilmente em casas de artigos japoneses e em alguns supermercados
5 colheres de sopa de vinagre de arroz
5 xícaras de água
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de sakê
Modo de fazer
Lave bem o arroz em água fria, até que a água saia limpa. Escorra bem e deixe descansar por 30 minutos. Coloque em uma panela a água e o sakê e deixe ferver. Acrescente o arroz, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Veja se a água foi totalmente absorvida. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 20 minutos.
Numa outra panela, coloque o vinagre, o sal e o açúcar e deixe ferver rapidamente.
Coloque o arroz numa tina de madeira (hangiri) ou uma vasilha de plástico (não utilize nenhum bowl metálico). Com o auxílio de uma colher de pau ou uma shamoji (espátula de madeira), vá fazendo movimentos no arroz da esquerda para direita e de cima para baixo. Ao mesmo tempo vá acrescentando o vinagre aquecido e com o auxílio de uma outra pessoa que estará abanando o arroz com um leque, tampa ou qualquer outro instrumento ou ainda com o auxílio de um ventilador se estiver sozinho, continue fazendo os movimentos e acrescentando o vinagre até que o arroz esteja em temperatura ambiente.
O processo de “esfriar” o arroz não demora mais que 10 minutos, confere uma aparência acetinada ao arroz, além de separar melhor os grãos e garantir a absorção do vinagre em todas as partes.
Cubra o arroz com um pano e utilize no mesmo dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário