sábado, 17 de novembro de 2012


O que beber com os sushis e sashimis? Chá e Sakê 
 
Toda vez que falamos em comida japonesa, temos que lembrar que, por estarmos no ocidente, sempre ocorrerá uma ocidentalização de hábitos…
Os mais tradicionais, por exemplo, sempre vão comer os sushis e sashimis acompanhados de chá verde (bancha) e a melhor forma de prepará-los é por infusão (não deixar a água ferver). Como regra geral, quanto mais caro for o chá verde escolhido, menor será o tempo da infusão e mais baixa será a temperatura da água utilizada. Para o tradicional (mais comum no Brasil), utilizamos 2 a 3 minutos e temperatura entre 80°C e 90°C (antes da fervura). Se o chá for feito com folhas, elas não devem flutuar nem afundar totalmente (o que indica que a infusão está muito fraca ou forte, respectivamente). Pode ser utilizado também as folhas em pó para que a infusão seja mais rápida. O chá verde deve ser servido em chaleiras de boca larga (yunomi) e ser constantemente reposto.


Curiosidade:
Para beber o chá, levante a pequena xícara com a mão direita e apóie-a sobre a mão esquerda. Alguns fazem um ligeiro som ao sorver o chá (principalmente se estiver quente).
Os próprios japoneses já estão mais flexíveis neste quesito e adotam algumas bebidas alcoólicas como acompanhamento, preferencialmente o sake (bebida feita de arroz) e as cervejas.
O sake ideal para acompanhar o sushi é o seco. Verifique os graus (especial, primeiro e segundo) que indicam o quão forte é o sake, que geralmente contém entre 16 e 19% de álcool.


O sake pode ser servido fresco, mas é mais comum consumi-lo morno ou quente. Para aquecê-lo coloque-o em uma garrafa de sake e coloque em banho-maria. (se quiser acelerar o processo, utilize o microondas!).
Curiosidade: a etiqueta diz que você deve encher a taça de seu vizinho até a borda, mas nunca a sua, e que as taças nunca devem ficar vazias por muito tempo. Também é comum bebê-lo de uma única vez. Kampai!!

Importante:
O Mirin é um tipo de sake utilizado exclusivamente para a culinária, não é para beber.

Sem comentários:

Enviar um comentário