A maioria das pessoas está acostumada com os cogumelos em conserva, aquele amarelinho de cor clara que a gente coloca no strogonoff e quando vê um cogumelo escuro, cinza escuro para ser mais precisa, ainda cheio de molho preto (shoyu) acha que a aparência é um tanto estranha. Mas acredite, são uma delícia, além de terem um alto teor de vitamina.
Estudos demonstram que o shitake é uma excelente fonte de vitamina B, além das proteínas, enzimas e carboidratos que possui. As propriedades medicinais destes cogumelos tipicamente japoneses já são estudadas há anos, principalmente no tratamento de diabetes e até cancêr de estômago.
Shimeji são os cogumelos pequeninos, como os da foto abaixo:

Shitake são maiores, mas a combinação dos dois é ótima em diversas preparações.

RECEITA DE ENTRADA DE SHIMEJI E SHITAKE
Ingredientes
Shimeji e/ou shitake (geralmente são vendidos em bandejas)
Manteiga
Cebolinha
Shoyu
Sakê Mirim
Modo de preparar
Separe os galhinhos do shimeji, retirando um pouco do talo final (aquela parte mais grossa).
Corte os shitakes em fatias finas.
Corte as cebolinhas em pedaços de 2 dedos aproximadamente.
Há duas formas para preparar os cogumelos.
1) Numa panela (se for uma wok a preparação é mais rápida), coloque a manteiga e os cogumelos. Deixe-os refogando até dourarem. Acrescente um pouco de shoyu e continue a mexê-los para que absorvam o líquido. Finalize com uma colher de sakê, jogue as cebolinhas e sirva em seguida.
2) Num papel alumínio coloque os cogumelos, a manteiga e um pouquinho de shoyu. Dobre o alumínio e feche as laterais para formar um saquinho. Coloque no forno por 10 minutos. Para servir, abra o saquinho e coloque a cebolinha picada.
Sem comentários:
Enviar um comentário