sábado, 24 de novembro de 2012

Sobá – Toshikoshi sobá – o macarrão da longevidade

O Sobá é um tipo de macarrão feito de trigo sarraceno (também conhecido como trigo mourisco ou trigo preto – o engraçado é que não pertence à família do trigo) e geralmente é degustado na passagem do ano. Dizem, que por se comprido e fino lembra barba e cabelos brancos de deuses de longa vida, simbolizando assim a longevidade. Uma casa que vende sobás é uma sobaria.



Para os vegetarianos, basta tirar a carne e trocar por camarões empanados.

Se não comer nenhum tipo de peixe ou carne, acrescente kani, cogumelos, ervilha torta, alho poró, tofu.



água

óleo vegetal
1 envelope de hondashi
4 ovos
400g de carne (lombo, mignon ou contra-filé, frango) cortado em tiras – escolha o que gostar mais
shoyu
gengibre descascado
1 maço de cebolinha
saquê mirin
açúcar
cenoura
ajinomoto

Modo de preparo
Cozinhe o massa em água fervente até ficar al dente. Reserve.
Corte a cebolinha em pedaços. Cozinhe a cenoura (de preferência no vapor) só para ficar mais tenra. Corte a cenoura em filetes (torinhas finas). Prepare a omelete e corte em fatias. Frite a carne em pouco óleo e acrescente shoyu.
Corte o gengibre em rodelas e coloque em uma panela junto com 1,5 litro de água, o saquê, shoyu, ajinomoto, hondashi e o açúcar. Deixe ferver por 40 minutos. (Perceba que não coloquei quantidades, pois o tempero vai do gosto pessoal. Se achar muito salgado, coloque açúcar, muito insosso, coloque mais shoyu, etc).


Monte da seguinte forma: numa cumbuca coloque o macarrão no fundo, divida a parte de cima em 3 e coloque o omelete, a cebolinha e a carne, cada um ocupando 1/3 da tigela. Regue com o molho e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário