domingo, 30 de dezembro de 2012


Dicas se apreciar o niguiri sushi

É verdade, existem maneiras de se comer sushi e garanto, fazem diferença. Na verdade não existem regras "formais", mas existem algumas dicas que fazem o sabor se acentuar e melhorar a apreciação desta delicia. Depois de anos de pesquisa, consultas e experiências, vou publicar as que considero importantes:

SE QUER COMER UM BOM SUSHI, ESCOLHA  BEM O LUGAR E O SUSHI MAN


 


Alguns niguiri sushi's são bem feitos, outros não, ou seja, não coma qualquer bolinho de arroz achando que é sushi. Óbvio demais? Mas você já se sentiu muito envergonhado quando o sushi dane ou tane (peixe ou fruto do mar que está sobre o sushi) escorrega ou quando o arroz do sushi cai enquando você está comendo? Esta não é uma falha de quem está comendo o sushi e sim do "sushiman" que o fez. Niguiri sushi não é somente um bola de arroz com um pedaço de peixe em cima. O bom niguri sushi requer que o sushi tane esteja completamente adaptado no arroz de sushi. Esta é a arte. Parece simples, mas os bons sushimen levam anos para serem treinados de forma a fazer o arroz do sushi ser moldado da maneira correta. 


O tamanho do niguiri sushi deve ser aproximadamente uma bola de ping pong, mas, lógico, no formato correto, de tal forma que possa caber na boca de uma vez só. Afinal não há como se "cortar" o sushi. Algumas pessoas pedem para cortar o sushi ao meio, o que é uma total agressão à arte do sushi. Não é culpa de quem está degustando e sim do sushiman que quer colocar muito arroz para, principalmente em rodizios de sushi, a pessoa comer menos.   

 

O formato deve ser alongado, de tal forma a caber na boca sem precisar abrir demais. Imagine uma japonesa abrindo um bocão para comer um sushi. A largura deve ser o suficiente para se comer de maneira delicada e elegante. Abaixo um esquemático do sushi

 

Sem comentários:

Enviar um comentário