domingo, 18 de novembro de 2012


Conserva de broto de bambu – takenokô


Broto de bambu (quando for comprar evite o de pontas verdes que são mais amargos e duros, compre aqueles de ponta mais amarelada). 
Água
Bicarbonato de sódio
Vinagre
Sal 
Glutamato monossódico
Açúcar
Vidros para conserva

Modo de fazer
Remova a camada externa do broto que é a parte mais dura. Pique em pedaços ou rodelas, do tamanho que preferir. Leve-os a ferver em água quente durante 20 minutos. Mantenha outra panela com água quente ao lado. Escorra-os e despeje na outra panela deixando por mais 20 minutos. Repita o processo até ficarem macios. Deixe-os esfriar nesta água. Caso tenham ficado amargos, acrescente um pouco de bicarbonado de sódio (mais ou menos 1 colher de chá). 
Faça o processo de esterilização de vidros para conserva: Lave bem o vidro escolhido com água e detergente.  Numa panela, coloque um pano limpo no fundo, o pote lavado sobre ele e cubra com água. Deixe ferver por uns 10 minutos. Jogue a tampa do pote e deixe por mais 5 minutos na fervura.  Deixe esfriar naturalmente. Pegue o pote e a tampa e coloque sobre um pano limpo (boca para baixo) para secar bem. 
Depois de frios, pegue o takenoko e lave bem em água corrente. Escorra-os muito bem (Faça este processo depois do preparo do caldo abaixo para que eles não fiquem pretos rapidamente).
Numa panela  leve o caldo para ferver (quantidade para uma conserva de uns 200 ml):  uma colher de café de sal (de preferência ao marinho), uma pitada de açúcar, uma pitada de glutamato monossódico, duas partes de água filtrada e uma de vinagre (o suficiente para encher o pote). Depois de ferver deixe esfriar e acrescente o broto picado. Coloque nos recipientes de vidro esterelizados. 
Deixe 15 dias curtindo para depois utilizá-lo. Depois de aberto. Conservar no frigorífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário