sábado, 1 de dezembro de 2012

A influência budista

 

As refeições tradicionais são preparadas e servidas com a intenção de agradar não só aos olhos, como também ao paladar. Os ingredientes e o cardápio são escolhidos de acordo com a estação do ano, região e ocasião.
Os utensílios são seleccionados de forma que fiquem em perfeita harmonia com a textura e aparência da refeição que, de acordo com os japoneses, deve ser saboreada com a boca, os olhos e o coração.A cozinha japonesa se desenvolveu em um estado de completo isolamento adquirido em estilo único. Algumas crenças budistas que proibiam a ingestão de carne junto a elementos da natureza, restringiam a escolha alimentar, fazendo com que os principais ingredientes da cozinha japonesa consistissem em arroz, macarrão, vegetais, conservas, frutos do mar, produtos derivados da soja e frutas.
De certa forma, esta prática continua até hoje. Mas ironicamente, apesar de tais ingredientes serem altamente recomendados por nutricionistas, os japoneses não seguem o conselho e consomem cada vez mais carne e lacticínios.

Sem comentários:

Enviar um comentário