sábado, 1 de dezembro de 2012

As Refeições

Antes de saborear o prato do dia, diga a palavra "itadakimasu", que é um agradecimento pela refeição.
Jamais finque os hashis (palitos de madeira usados como "talheres") nos alimentos ou passe o alimento de um hashi para outro. Isso só acontece em funerais.
Não se assuste se algum convidado fizer barulho ao tomar "Lamen" ou "Soba" (sopas japonesas), pois ambas possuem macarrões que são sugados ao serem ingeridos.
Ao terminar a refeição diga "Gochisou sama deshita" (pronuncie gotissô sama deshitá), forma de agradecer pela refeição e dizer que estava saboroso.

O Saké

Culinária Japonesa
A bebida mais famosa do Japão deve ser servida quente para que o aroma se desprenda, e tomada em pequenos goles. Para que isso aconteça, coloque a garrafa de saké aberta em uma panela com água fervente e só a retire de lá quando a temperatura atingir 40º C. Para servir, coloque o líquido em uma "tokkuri" (garrafa adequada para saké) e sirva os convidados nos "sazakuki" (copinhos que acompanham a garrafa).

O Chá

Culinária Japonesa
O chá foi trazido da China e introduzido no Japão por volta do século VIII. O "matcha" (chá verde pulverizado) só chegou lá no século XII. Muito precioso, era usado principalmente como bebida, mas também considerado como remédio. A cerimônia de beber o "matcha" é chamada "chanoyu". Desenvolvida sob a influência do budismo, seu objetvo é purificar a alma do homem, confundindo-a com a natureza. Para servir o chá, coloque-o em uma chaleira apropriada, acompanhada de cumbucas.

Sem comentários:

Enviar um comentário