ENTRADAS
As entradas japonesas são servidas juntamente com o prato principal e são, essencialmente, à base de vegetais. Os mais usados são a couve chinesa, cenoura, alho francês, soba, shitake, espinafres e beringela
Algumas das servidas no Aya são tofu frito ou cozido, espinafres com sésamo, beringela com molho de legumes, pasta de miso ou nato, atum ou lulas com soja fermentada e peixe com legumes avinagrado.
PRATOS PRINCIPAIS
TempuraFritos inspirados nos peixinhos da horta, introduzidos no Japão pelos portugueses. Levam vegetais e gambas, mas também podem incluir outros peixes.
SushiÉ peixe com arroz avinagrado. Os famosos rolinhos de arroz com peixe e alga chamam-se makimono. Assumem nomes diferentes de acordo com a espessura, que varia conforme o que levam dentro (hosomaki, chumaki ou futomaki, por ordem crescente). Mas o sushi pode também ser apresentado como um bolinho de arroz com uma tranche de peixe por cima (nigiri) ou, ainda, como uma caixa com arroz de sushi com o peixe laminado por cima (chirashi).
SashimiSão tranches de peixe cru, sem arroz. Podem ser de atum, salmão, peixe branco (como pargo, dourada ou robalo), choco, lulas cozidas ou gambas cozidas. Ao pedir, opte entre um único peixe ou uma mistura de vários (sashimi variado). Num bom restaurante, o peixe é acompanhado por vegetais (nomeadamente, gengibre) com uma função decorativa, mas não só, a decoração tem um propósito desinfectante. Come-se um pouco de vegetal entre cada tipo de peixe, para limpar o palato do sabor do peixe anterior e se poder degustar o seguinte.
SukiyakiFondue de carne com legumes. A carne de vaca é a mais comum, mas também pode ser servida carne de porco. As fatias de carne são muito finas, tipo fiambre, e é acompanhado de vegetais.
Peixe cozido ou grelhadoPoderá encontrá-los em alguns restaurantes japoneses. O peixe cozido é acompanhado por molho de soja, enquanto o peixe grelhado é servido com rábano ralado.
ACOMPANHAMENTOS
Embora no Japão também se coma massa, o acompanhamento típico é o arroz. Além do tradicional arroz branco, existem variedades como o kamameshi, um arroz com legumes que também pode levar frango ou enguia.
Devido ao seu difícil acesso aos países do Oriente no passado, a batata não é muito usada. Os vegetais, pelo contrário, são acompanhamento habitual de qualquer prato. Nomeadamente, sob a forma de pickles, são vegetais conservados em sal, mas não leva muito porque são prensados e depois lavados.
Além disso, molho de soja, gengibre, rábano, nabo e wasabi são parceiros habituais de grande parte das especialidades japonesas, não só pelas suas propriedades digestivas e de protecção gástrica, mas também porque ajudam a «cozinhar» o peixe.
SOPAS
As sopas japonesas são consumés. De acordo com Megumi Yoshitake, a base mais utilizada nas sopas japonesas é o miso, juntamente com caldo de peixe e uma alga chamada kombu. Mas a sopa também podem levar wakamé (outra alga), tofu e alho francês, além de outros legumes, como cogumelos, cenoura, feijão, batata e até carne.
BEBIDAS
No Japão bebe-se chá. Mas, de acordo com a sócia-gerente do Aya, apenas para terminar, não durante a refeição. Embora esta seja a regra geral, existem variações de acordo com o tipo de restaurante em causa.
A propósito, sabia que no Japão os restaurantes optam por servir apenas carne ou peixe: Os restaurantes de sushi e sashimi [peixe] só servem isso, tal como os de sukuyake [carne] só servem carne e os de sopa de massa só servem sopa de massa.
Assim, nos restaurantes de sashimi, bebe-se sobretudo chá. Nos de sukuyake, bebe-se água, cerveja ou saqué. Os chás mais bebidos ao final da refeição são o chá verde e o chá de cevada, consumidos sempre quentes. Já o saqué, é útil como aperitivo, durante ou no final das refeições. Mas os japoneses quando comem arroz, normalmente não bebem saqué.
SOBREMESAS
Embora constem da ementa na maior parte dos restaurantes típicos, a cultura das sobremesas à refeição não é algo que os japoneses cultivem. Segundo Yoshitake, à refeição, o típico é fruta natural ou gelatina de agar-agar (uma alga).
Uma das sobremesas mais comuns é a castella, um pão de ló feito com mel levado pelos portugueses para o Japão. Segundo Carmen Mo, os japoneses comem-no normalmente ao lanche.
Sem comentários:
Enviar um comentário