sábado, 1 de dezembro de 2012

Uma culinária leve e bela

 

De fato, a cozinha japonesa é especialmente cativante por seu preparo, seus sabores e sua apresentação.
Cercado de mar e cortados por rios, o Japão tem em seus pratos a forte presença de seus pescados. O peixe cru é raro na mesa quotidiana, mas usam-se muito peixes secos, principalmente nos temperos e caldos.
Os legumes são talhados em pequenos formatos e preparados em cozidos ou conservas. O elemento básico da alimentação é o arroz, tão importante que, na Idade Média, era utilizado como moeda de pagamento de impostos.
O molho (shoyu) e a pasta de soja (missô) dão um sabor característico à cozinha de todo o país.
Os pratos de refeição japonesa, em número de cinco, são servidos simultaneamente: incluem uma sopa, um cozido, um grelhado, guarnições de legumes e o arroz. No almoço, a refeição é simplificada: arroz, ovo cru, algas, conserva e sopa de missô.

 

A cerimonia do chá - o chanoyu - é um ritual com sete séculos de história. Nela, os convidados usam vestes especiais, louças antigas e raras, e cumprem vários procedimentos (cumprimentos, espera, saudações) que sugerem a paz e despojamento. É servida uma refeição leve e delicada, que antecede o momento de servir o chá. 

 

Essa cerimonia simboliza tudo o que, na cozinha japonesa, se opõe ao modo de comer, apressado e desatento, representando, nos tempos actuais, pelo fast-food. Os pratos e ingredientes japoneses são plenos de significados simbólicos, não somente nutritivos. Um simples fio de macarrão, por exemplo, pode representar a continuidade da vida, a prosperidade de uma família.
Também do ponto de vista culinário os ingredientes são respeitosamente manipulados, preservando sua individualidade, resguardada por temperos normalmente subtis. O resultado surpreende pela bela apresentação e pela leveza que alivia os cansados paladares ocidentais. São pratos que têm sido exemplos de delicadeza do povo japonês. É, ainda, uma prova de que a comida pode não somente sustentar o corpo e emocionar o paladar mas também alimentar o espírito.

Saiba sobre as propriedades de alguns alimentos muito consumidos na culinária japonesa e o que eles podem fazer para melhorar a saúde:

MOYASHI

Alimento rico em fibras e vitamina C. É consumido cru ( em saladas regadas com molho shoyu) ou cozido, com carnes e legumes. Aumenta a produção de células de defesa do organismo.
25 KCAL, 1 PIRES.

FEIJÃO AZUKI

 

É a fonte de f´sforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Além do efeito calmante, suas proteínas tornam os vasos sanguíneos mais flexíveis e isso previne problemas vasculares.
116 KCAL, 100 g.

SASHIMI (Peixe cru)

 

Em seu óleo existe um tipo de ácido que reduz o colesterol e previne a hipertensão e a arteriosclerose. Algumas espécies, como o salmão, também possuem o ômega 3 que reduz a ocorrência de câncer de mama e de pele.
118 KCAL, 1 posta média de salmão.

KOMBU (Alga marinha seca)

 

Rica em sais minerais como cálcio, potássio, iodo, fósforo, ferro emagnésio, além de fibras. Ajuda a baixar a pressão e a combater a prosão de ventre.
20 KCAL, cada 20g.

ARROZ BRANCO

 

Alimento fundamental na cozinha japonesa, possui ferro, tiamina e nianicina. Contém ainda a maioria dos aminoácidos essenciais (os que não podem ser sintetizados pelo corpo, mas são indispensáveis para o seu bom funcionamento). Também combate a azia.
34 KCAL, a colher de sopa.

SHOGA (Gengibre)

 

Gingerol e shogaol são os principais ativos dessa raiz, que possui efeito bactericida. Fortalece o sistema de defesa do organismo e possui ação antiinflamatória. Também é um ótimo digestivo. É consumido em conserva ou como acompanhamento de sashimi.
15 KCAL, cada 50g.

CHÁ VERDE

 

Estudos no Japão mostram que pessoas que tomam pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia têm menos tendências ao derrame.
Ajuda no bom funcionamento digestivo, por causa da presença de substâncias chamadas catequinas. Possui acção bactericida e antioxidante e impede a proliferação de células cancerígenas. Ajuda a manter a saúde dos dentes e a prevenir cáries, pois contém flúor.
0 KCAL.

WASABI (Raiz Forte)

 

Graças ao composto isotiocianato, responsável pelo forte sabor. Impede a acção das bactérias e ajuda a prevenir as cáries. É usado em pequena quantidade, geralmente com sushi e sashimi.
0 KCAL.

MISSO SHIRO (Sopa de Soja)

 

Diz-se que uma tigela dele equivale a um dia a mais de vida. Na receita, pasta de soja, algas, vegetais, tofu e peixe desidratado. É antioxidante, garante o bom funcionamento do intestino e do cérebro.
96 KCAL, 300ml.

TOFU (Queijo de Soja)

 

É a fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza os sintomas da menopausa, protege contra o câncer e previne a osteoporose. Também ajuda a diminuir os riscos de problemas cardíacos.
60 KCAL, uma fatia de 30g.

SUSHI

Oferece os mesmos benefícios do sashimi com a vantagem de agregar os de outros ingredientes como o arroz com vinagre, que ajuda a activar a circulação sanguínea.
102 KCAL, 40g.

SHIITAKE

 

Esse cogumelo estimula a produção das células de defesa do organismo. Sua eficácia é levada tão a sério que os médicos japoneses o receitam para os pacientes de quimioterapia.
2 KCAL, a colher de sopa.

Óleo de peixe, sardinha, cavalinho, salmão, atum

 

São ricos em ácido graxo ômega 3. Aumenta o colesterol bom, diminui os triglicerídeos, a probabilidade de derrames e também a pressão arterial.

WAKAMÊ (Algas)

 

Melhora o funcionamento do sistema imunológico. A alga Nori ajuda na cura de úlceras. A maioria dos tipos de algas possui actividade anti cancerígena.
Atenção e cuidado para pessoas que devem evitar iodo, pois esses alimentos são ricos deste componente.
Umeboshi, tsukemono, shoyu, missô, molhos prontos, alimentos embutidos, enlatados, industrializados
Contêm elevadas quantidades de sal e, por isso, não devem ser consumidos com exagero.

Sem comentários:

Enviar um comentário