sábado, 1 de dezembro de 2012




Comer sushi, é uma grande arte!


 

Comer sushi, vai muito além de como manusear hashi, é uma grande arte.
Com o passar do tempo, infelizmente, criaram-se algumas regras para se comer sushi. Quem gosta de regras, não é mesmo?
Mas a verdade é que, nós percebemos que muitas delas fazem sentido. Algumas delas estão ligadas à complexidade e a combinação dos sabores, outras à maneira que o corpo reage aos alimentos e ainda outras evitam problemas de saúde. 

Como umas das "regras", peço que nunca morda sushi, ou corte pela metade com garfo e faca, pois quase todos os sushi são de tamanho razoável, então realmente devem ser comidos inteiros.
É claro que existem tipos de sushis específicos, que são maiores que o normal, é o caso do futomaki (enrolado maior) e também do temaki (cone). Esses devem ser pegos com as mãos e mordidos em várias bocadas sem voltarem ao prato. O ítem que tem se tornado até uma dicussão pela internet é que, pela tradição, não se devem mergulhar no shoyu os sushis que já tenham vindo com molho ou que sejam adocicados.

Algumas pessoas gostam de shoyu em tudo, mas alguns sushis são muito elaborados e são preparados para serem comidos sem nenhum molho adicional. Por exemplo, o niguirizushi de engia, ou uramaki skin, hot filadephia, entre outros....não devem ser molhados no shoyu. Nunca se mergulha arroz no shoyu. O motivo disso é que o shari (arroz) , não foi preparado para receber nenhum molho, sendo que o peixe foi. O shari (arroz) absorve muito shoyu, fazendo com que o niguiri (bolinho de arroz) se desmanche. 
Por que isso acontece?
Será que as pessoas gostam muito do sabor do shoyu? 
Ou será que usam para disfarçar o gosto do peixe?

Nos sushis que vêm sem molho adocicado, ou adicional, deve-se molhar o peixe levemente no shoyu.
Quanto mais delicado o sabor do peixe, menos shoyu se deve por.

Sem comentários:

Enviar um comentário