domingo, 6 de janeiro de 2013

Chá

Monte Fuji e campos de chá em Shizuoka
 
O chá é a bebida mais bêbado no Japão e uma parte importante da cultura de comida japonesa. Vários tipos de chá são amplamente disponíveis e consumido em qualquer momento do dia. O chá verde é o tipo mais comum de chá, e quando alguém menciona "chá" (お茶, OCHA), sem especificar o tipo, é o chá verde a que se refere. O chá verde também é o elemento central da cerimônia do chá . Entre os mais conhecidos locais de cultivo de chá no Japão são Shizuoka , Kagoshima e Uji.
O que se segue é uma lista das principais variedades de chá que são popularmente consumidos no Japão:
 
Chá da planta do chá
Ryokucha (chá verde): gyokuro, sencha, bancha
Vários tipos de chá verde são cultivadas, diferindo no momento da colheita e sobre a quantidade de luz solar as folhas de chá são submetidos. O grau mais alto é gyokuro, que é escolhido na primeira rodada da colheita e protegida do sol por algum tempo antes da colheita. Em seguida é sencha, que também é escolhido durante a primeira rodada de colheita, mas cujas folhas não são protegidos do sol. Finalmente, bancha é um grau inferior de chá verde cujas folhas são obtidos a partir das rodadas de colheita.
Matcha (chá verde em pó)
Apenas as folhas da mais alta qualidade são usados ​​para matcha, que são secos e moídos em um pó fino, que é então misturada com a água quente. Matcha é a forma de chá verde que é utilizado na cerimônia do chá .
Konacha (chá verde residual)
Konacha consiste em pó de chá, brotos de chá e chá pequena deixa remanescente após o processamento gyokuro ou sencha. Apesar de ser considerado um grau inferior de chá, konacha é pensado para complementar os alimentos certos também, como sushi . Muitas vezes, é fornecido para self-service no sushi barato restaurantes .
Hojicha (chá verde torrado)

Hojicha é processado por folhas de assar o chá, o que dá a deixa a sua cor marrom-avermelhada característica. O calor da torrefação também provoca alterações químicas nas folhas, fazendo com que hojicha chá ter um aroma doce e ligeiramente semelhante a caramelo.
Genmaicha (chá verde com arroz integral torrado)
Genmai é arroz, não polido marrom. Genmai grãos são torrados e misturado com folhas de chá para produzir Genmaicha. O Genmai torrado dar o chá a sua cor amarelada e um sabor especial. Genmaicha é popularmente serviu como uma alternativa para o chá verde padrão.
Oolongcha (um tipo de chá chinês)
Oolongcha envolve permitir que as folhas de chá a oxidar e, em seguida torra-los ou vapor para parar o processo de oxidação. Oolongcha é popularmente servido quente e frio em praticamente todos os tipos de estabelecimentos de refeições em todo o Japão. O chá é na cor marrom.
 

Kocha (chá preto)
Kocha folhas são ainda mais oxidada do que oolongcha, o que dá o chá a sua cor escura. Na língua japonesa, "Kocha" significa realmente "chá vermelho", referindo-se a cor marrom-avermelhada do chá. Kocha é amplamente disponível em cafés de estilo ocidental e restaurantes .
Jasmine-cha (chá com flores de jasmim)
Chá de jasmim é amplamente consumido em Okinawa , onde é conhecido como sanpincha, mas não tanto em outras partes do Japão. O chá é feito através da combinação de flores de jasmim com um chá verde ou oolong, por vezes base de chá.
Chá não de planta do chá
Mugicha (chá de cevada)
Mugicha é feita por infusão de cevada torrado em água. A bebida é servida popularmente frio no verão, e alguns consideram que é mais adequada para consumo por crianças, porque ele não contém cafeína a partir de folhas de chá.



Kombucha (chá alga marinha)
Kombucha é uma bebida feita pela mistura do solo ou cortada alga kombu em água quente. A bebida tem um gosto salgado e às vezes é servido como uma bebida de boas-vindas no ryokan .

Onde o chá pode ser encontrado
 
De chá de um tipo ou de outro, quente ou frio, pode ser encontrada praticamente em todos os restaurantes , vending machines , quiosques, lojas de conveniência e supermercados .
Nos restaurantes, o chá verde é servido frequentemente com ou no final de uma refeição de graça. Nos restaurantes extremidade inferior, chá verde ou mugicha tendem a ser disponível gratuitamente para auto-serviço, enquanto konacha é comumente fornecido no baratas sushi restaurantes. Kocha é geralmente disponíveis juntamente com o café em cafés e ocidentais restaurantes .
 
Em alguns templos e jardins , chá (normalmente ryokucha ou matcha) é servido aos turistas. O chá é servido tipicamente em um tranqüilo tatami quarto com vistas para belas paisagens, muitas vezes em conjunto com um doce acompanha japonês. Enquanto o chá é às vezes incluída na templo ou jardim de taxa de admissão, que muitas vezes requer mais de uma taxa específica de algumas centenas de ienes.
 
Por último, mas não menos importante, muitos tipos de chá são vendidos em garrafas PET e latas em lojas e máquinas de venda automática em todo o Japão. Eles estão disponíveis tanto quente ou frio, apesar de chá quente está menos disponível durante os meses de verão, especialmente em máquinas de venda automática.

 Tomando chá com vista para o jardim em Kannonin Tottori de Temple

Chá japonês e um breve histórico
 
O chá foi introduzido pela primeira vez ao Japão da China nos anos 700. Durante o período Nara (710-794), o chá era um produto de luxo disponíveis em pequenas quantidades para sacerdotes e nobres, como uma bebida medicinal.
 
Por volta do início do período Kamakura (1192-1333), a Eisai, o fundador do japonês Zen Budismo , trouxe da China o costume de fazer o chá de folhas em pó. Posteriormente, o cultivo de chá espalhou em todo o Japão, nomeadamente a Kozanji Templo em Takao e em Uji.
 
Durante o Período Muromachi (1333-1573), o chá ganhou popularidade entre pessoas de todas as classes sociais. As pessoas se reuniram em grandes partidos bebendo chá e jogou um jogo de adivinhação, em que os participantes, depois de beber em copos de chá sendo repassados, adivinhou os nomes de chá e de onde eles vieram. Coleta e mostrando utensílios de chá premiado também foi popular entre os ricos.
 
Por volta da mesma época, uma versão mais refinada de chás, com Zen, simplicidade e uma maior ênfase na etiqueta e espiritualidade desenvolvida. Estes encontros tiveram a participação de apenas algumas pessoas em uma pequena sala, onde o anfitrião serviu o chá hóspedes, permitindo uma maior intimidade. É a partir desses encontros que a cerimônia do chá tem suas origens.
 
Dentro da Casa de Chá Joan em Inuyama

Sem comentários:

Enviar um comentário